Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Vaidade


Tópicos:


*Compreender que a vaidade não está só na aparência, pois pode se manifestar em diversas formas: por achar que tem mais conhecimento, por ter uma condição financeira maior que a dos outros, por ter maior facilidade em aprender uma determinada disciplina....

* Entender que o estudo não cessa, não sabemos tudo. Estudamos durante a noite e após o desencarne também.

*Devemos respeitar as pessoas, sabendo que cada um possui as suas limitações e temos que saber entender e conviver com elas.



LEITURA




A MEDALHA

Quando menino, ganhei uma medalha na escola, como prêmio ao auluno que sabia ler melhor. Senti-me feliz e estufei de orgulho.



Quando a aula terminou, voltei para a casa correndo e entrei na cozinha como um furacão. A velha empregada, que estava conosco havia muitos anos, ocupava-se no fogão.
Sem nada comentar fui direto a ela, dizendo-lhe:
_ Aposto que sei ler melhor que você E estendi-lhe o meu livro de leitura.



Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume. Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:
_ Bem, meu filho... eu não sei ler.




Fiquei atônito. sabia que papai estava em seu escritório aquela hora eu voei para lá. Ele ergueu a cabeça quando entrei, suando, com o rosto em fogo e lhe disse:
_ Imagine, papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda pequeno , já ganhei até medalha. Olhe só! E estufei o peito para a frente para que ele visse o meu troféu, e perguntei:
_ Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?


Com toda a tranquilidade, meu pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.
_ Leia este livro para eu ver, meu filho. Foi maravilhoso você ter ganho a medalha. Leia para eu ouvir.





Não titubiei, abri o volume e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que parecia ser centenas de rabiscos.




Não posso, papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.
É um livro escrito em chinês.
Imediatamente lembrei-me do que fizera com com Maria e me senti envergonhado.
Papai não disse mais nada e eu, pensativo, deixei o livro em sua escrivaninha e saí. Até agora, toda vez que me sinto tentado a vangloriar-me por qualquer coisa que tenha feito, me lembro de quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:
_ Não se esqueça de que você não sabe ler chinês!

(Wallace Leal Rodrigues)







Fonte: Do livro - O melhor é viver em família. Série: Evangelização no Lar. 2ª edição.


Nenhum comentário: