Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mãe e filho brincando






OBJETIVO: PROPICIAR MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE MÃE E FILHO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS.



GINCANA DA FAMÍLIA

MATERIAIS: CARTOLINA OU PAPEL KRAFT, TIRAS DE PANO TNT, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

PROPORCIONE UM MOMENTO ALEGRE DE DESCONTRAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS E SUAS MÃES OU SEUS REPRESENTANTES. DIVIDA AS MÃES E SEUS FILHOS EM EQUIPES, SEPARANDO OS GRUPOS POR CORES. PARA IDENTIFICAR CADA TIME, FAÇA TIRAS DE PANO TNT NAS CORES QUE OS REPRESENTAM E AMARRE-AS NOS PULSOS DOS PARTICIPANTES. PREPARE, TAMBÉM, UM PLACAR EM CARTOLINA OU PAPEL KRAFT, PARA MARCAR A PONTUAÇÃO DA EQUIPES.

SAPATINHO PERDIDO.


MATERIAIS: CAIXA DE PAPELÃO E VENDA PARA OS OLHOS.


    SEPARE UMA DUPLA DE MÃE E FILHO PARA REPRESENTAR CADA EQUIPE. SOLICITE QUE CADA MÃE RETIRE OS SAPATOS DE SEU FILHO E OS COLOQUE DENTRO DA CAIXA, QUE DEVE SER CHACOALHADA, PARA MISTURAR OS CALÇADOS. FEITO ISSO, DE OLHOS VENDADOS, AS MÃES DEVEM PROCURAR O PAR DE SAPATOS DE SEU FILHO E CALÇÁ-LOS NA CRIANÇA, QUE DEVE ESTAR SENTADA. AS MÃES PODEM SER AUXILIADAS A ENCONTRAR A CAIXA E DEPOIS SEUS FILHOS. VENCE A EQUIPE CUJA MÃE COLOCAR PRIMEIRO OS SAPATOS CORRETAMENTE, NA CRIANÇA.



OBS: Trabalha-se nessa atividade o carinho, zelo, cuidado, atenção...



OLHA A TORRE

MATERIAIS: CAIXAS DE LEITE VAZIAS, CD MUSICAL, COLA BRANCA, PAPEL COLOR SET, RÁDIO PORTÁTIL, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA


    MAIS ALUNS PARES DE MÃES E FILHOS DEVEM SER SEPARADOS PARA ESSA ATIVIDADE. ENCAPE NO MÍNIMO TRÊS GRUPOS DE VINTE CAIXAS DE LEITE OU DE PAPELÃO QUE TENHA UM TAMANHO PARECIDO, IDENTIFICANDO CADA CONJUNTO COM UMA COR DIFERENTE. PROVIDENCIE UM RÁDIO PORTÁTIL E UM CD COM MÚSICAS APROPRIADAS. MISTURE TODAS AS CAIXAS E COLOQUE-AS NO CHÃO PARA QUE CADA DUPLA DE MÃE E FILHO, REPRESENTE DE UMA EQUIPE, SEPARE UMA COR DE CAIXA, COMBINADA ANTES DO INÍCIO DA BRINCADEIRA. COLOQUE UMA MÚSICA PARA TOCAR E, ENQUANTO ISSO, AS DUPLAS DEVEM IR MONTANDO UMA TORRE, O MAIS RÁPIDO E ALTO QUE CONSEGUIREM. DEPOIS DE POUCOS MINUTOS, DESLIGUE A MÚSICA. A DUPLA QUE CONSEGUIR FAZER A TORRE MAIS ALTA, SEM DEIXÁ-LA CAIR, DURANTE O TEMPO EM QUE A MÚSICA ESTIVER TOCANDO, SERÁ A GANHADORA.




OBS: TRABALHA-SE NESSA ATIVIDADE O TRABALHO EM EQUIPE, A UNIÃO E COOPERAÇÃO.

MÃE POR UM DIA
MATERIAIS: ELÁSTICO E PRESILHAS DE CABELO, GUARDANAPOS, MINGAU OU PAPINHA, PENTES PARA CABELO, PRATOS E TALHERES PLÁSTICOS, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, PANO TNT.
COLOCANDO EM PRÁTICA


    ESCOLHA OUTRAS DUPLAS DE MÃES E FIHOS PARA REPRESENTAR AS EQUIPES. CONFECCIONE UM BABADOR, COM UM PEDAÇO DE PANO TNT, PARA CADA MÃE. PEÇA-LHES QUE SE SENTEM EM UMA ALTURA FAVORÁVEL PARA AS CRIANÇAS E ORIENTE CADA ALUNO A COLOCAR O BABADOR EM SUA MÃE OU REPRESENTANTE, AJEITÁ-LO NA MESA E LHE DAR COMIDA NA BOCA, CUIDANDO PARA QUE A MAMÃE COMA TUDO E NÃO SE ESQUECENDO DE LIMPAR SUA BOCA, QUANDO NECESSÁRIO. APÓS ESSA ETAPA, AS CRIANÇAS DEVEM RETIRAR O BABADOR, PENTEAR E ENFEITAR OS CABELOS DA MAMÃE COM OS ELÁTICOS E PRESILHAS. VENCE A EQUIPE QUE CUMPRIR PRIMEIRO TODA A TAREFA.






OBS: ÓTIMA ATIVIDADE PARA TRABALHAR O TEMA HONRAR PAI E MÃE, POIS UM DIA OS PAPÉIS SE INVERTERÃO, OS FILHOS É QUE TERÃO QUE CUIDAR DE SEUS PAIS.


Fonte: projetos escolares - nº48.


1 comentários:

Helloise Liz disse...

oi. meu nome é Helloise. gostei do seu blog, parecido com o meu, as mesmas idéias, interação com os filhos. As ideias são legais. Parabéns!