Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

O verdadeiro Natal

 

O Nascimento de Jesus.


Há muito tempo atrás em uma cidade chamada Belém, nasceu um neném.
Era filho do carpinteiro José e de Maria. Ambos foram escolhidos pelo Pai para uma sublime tarefa: Receber Jesus.

Até hoje brilha em todo mundo sua luz!!!

Jesus é o filho mais obediente de Deus. É como um irmão mais velho que nos veio dar o exemplo e nos ensinar a Lei do Amor.



SÍMBOLOS DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS  

O presépio: Consta que o presépio foi uma criação de São Francisco de Assis no século XIII, consiste na representação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu. O Presépio nos lembra o nascimento do Menino-Jesus. 



Árvore de Natal: Simboliza o reino de Deus: ”Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”. Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o símbolo da vida da graça. O verde fala da esperança da vida eterna. 

 


Ceia: É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal,quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo,o Filho de Deus que estamos celebrando. 



ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus







Missa do Galo: Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.
    O nome "Missa do Galo" teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. 

     Normalmente a missa do Galo é rezada pela própria Santidade, o Papa, no Vaticano, em razão de sua importância para a vida dos católicos e pela quantidade de pessoas que visitam o local nessa época. Podemos assistir a esse evento todos os anos e ao vivo, pois algumas emissoras de televisão fazem a transmissão diretamente da Itália.






SINOS DE NATAL: Representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.


 




As bolas de natal:  fazem referência aos primeiros enfeites feitos nos pinheiros e carvalhos, substituindo os que eram usados – pedras e maçãs. Representam a abundância.

 


As velas: também são objetos utilizados como enfeites natalinos. Elas representam a luz de Jesus Cristo vinda até nós, pois seu fogo é purificador, regenera, renova a vida, trazendo esperança.



Os presentes: são uma tradição, uma referência aos três Reis Magos que levaram presentes para o menino Jesus.


 


O boneco de neve:  um dos símbolos do natal, é proveniente da neve existente no hemisfério norte, lugar que exige das pessoas uma convivência maior dentro das casas, e o clima natalino é um momento que proporciona essa convivência, onde as famílias se reúnem para confraternizar.
Em países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos.
Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração de árvore de natal.




 Guirlanda: é um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas.
Durante o mês de dezembro a guirlanda é utilizada nas casas.
O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde.










O Papai Noel:  é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro.





O ANJO:  o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, até Maria. O anjo lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.

É o anjo da Boa-Nova, da esperança, da anunciação. 

Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros  de Deus das Boas Novas, que nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria.












ATIVIDADE
 



Curiosidades
Sugestão para trabalhar o tema:

- Conversar o que é o Natal com as crianças.
Qual a sua origem, significado, o Natal no mundo, como é comemorado em cada casa, o que a televisão passa sobre o Natal . Resgatar os valores reais do Natal.
Fazer desenhos, contar histórias, passar filmes, confeccionar cartões, árvore de sucata, pintar velas.





Fontes:
 http://www.brasilescola.com
 http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/11/simbolos-natalinos-informacoes-e.html
 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natal/simbolos-de-natal-10.php




0 comentários: