Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Higiene Bucal


Objetivo:
Falar da importancia de se preservar o corpo físico através da higiene. Enfocando que a nossa boca também merece atenção.










OS DENTINHOS ZANGADOS.






Era uma vez, 20 dentinhos todos irmãos, que viviam na boca de um menino que gostava muito de comer doces. Ah! Mas quando chegava a hora de ir para a cama, o Paulinho, era esse o nome do menino, não lava os dentes. Não se preocupava nada com os seus queridos dentinhos. Aos poucos e poucos eles foram ficando cada vez mais sujos e feios.



Já estavam mesmo zangados com aquele menino tão maroto! Mas o pior de tudo foi, quando um deles adoeceu. Pobre Paulinho! Já não conseguia comer e até lhe custava falar. Os dentinhos do menino tiveram que ser levados ao dentista. Ele é o amigo de todos os dentes.



Quando lá chegou, o Paulinho sentou-se na cadeira. A auxiliar do dentista pôs-lhe uma toalhinha presa com umas molinhas, para se caísse saliva não sujasse a camisola e o menino abriu a boca. O doutor olhou, olhou e não queria acreditar no que via... - Mas o que aconteceu aqui?-perguntou ele.



Então os dentinhos, que já estavam fartos de serem mal tratados pelo Paulinho, começaram a falar todos ao mesmo tempo. Um gritava daqui e outro reclamava dali!...



O Paulinho não nos lava antes de ir para a cama nem depois das refeições - dizia um dos dentinhos.



-Os bocadinhos de comida ficam entre mim e os meus amigos e as bactérias usam-os para para fazer um ácido que nos destrói.- acrescentou outro dente



- Agora o ácido que as bactérias fizeram, fez um furo no meu esmalte - disse o dentinho doente.



-Esse furo chama-se cárie- disse o dentista



- E agora dói-me - acrescentou o Paulinho - e tenho os meus dentes todos amarelos...



- Pronto amiguinhos, disse o dentista - acalmem-se, eu vou tratar-vos.



Com muito cuidado e carinho tratou deles todos.



O Paulinho também estava preocupado. Ele queria aprender a ser amigo dos seus dentinhos e perguntou:



- O que devo fazer?



O dentista lá foi explicando:



Quando te levantas deves lavar os teus dentes. Depois de comer e antes de ir para a cama, deves fazer o mesmo, especialmente se tiveres comido coisas doces. Aproveita para comer iogurtes e o teu pão com queijo que esses sim, ajudam os teus dentes a ficar mais fortes. Os dentinhos do Paulinho estavam todos contentes por ouvir o dentista a dar bons conselhos ao menino.



Daquele dia em diante, as coisas mudaram. O Paulinho tinha muito cuidado com os seus dentinhos e eles andavam todos contentes. -Vejam como eu estou bonito! Olhem como estou limpinho e brilhante. Quando o menino sorria, os seus dentinhos brilhavam tanto, tanto que mostravam uma grande alegria.





Texto adaptado por Cristina Braga da Cruz



da revista “Projectos Escolares” nº17 Ano 2



FIM








HISTORINHA





















TEXTO



Fonte: http://www.webciencia.com/11_07dente.htm





Como Cuidar Bem dos Dentes.






Prevenção





A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental.





A prevenção baseia-se em:



*Correta higienização com escova e fio dental;



*Consumo inteligente do açúcar;



*Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes;



*Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista.





Escovação



A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta.





A escova



Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.





O creme dental



A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.






Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade.





Horários para escovação



Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite.





Uso do fio dental



Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental.






Flúor



Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries:





*Placa bacteriana;



*Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere;



*Dente pouco resistente.





Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo freqüente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.






Nenhum comentário: