Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Duelo



TEMA: O DUELO



Utilizo esse livro, em minhas aulas. É de fácil compreensão para os pequeninos e é todo ilustrado. Fica como sugestão.
Para fazer a dinâmica, analizei o trecho desse livro, que fala sobre o duelo e o trouxe para compartilhar nesse cantinho.

Esse trecho compara a nossa vida com um barco, onde viajamos pelo caminho que nos levará a felicidade, só que essa viagem é cheia de obstáculos, mas não devemos desistir, temos que ter perseverança, não desviando do caminho que é conduzido pela fraternidade. Se cultivamos o ódio, o barco segue mais lento, ou até mesmo pode afundar. Mas se cultivarmos o amor, o barco segue em frente. Devemos amar a quem nos odeia. Tirar a vida de outro num duelo, ou numa briga, por exemplo, nem pensar.

A DINÂMICA

FIZ ESSE CARTAZ COM PAPEL PARDO, EM ALGUMAS CASINHAS ESCREVI AFIRMATIVAS.


1) Não gosto de emprestar os meus brinquedos e dividir as minhas balinhas.
2) Ajudo minha mãe nas tarefas da casa. Faço tudo que ela me pede sem reclamar.
3) Quero sempre dar o troco. Se me batem eu bato também, se me xingam eu xingo também.
4) Se meu amiguinho me conta um segredo, eu passo adiante,eu conto para os outros.

5) Se me magoam, eu não guardo raiva, eu logo esqueço. Pratico o perdão.

6) Uso sempre as palavrinhas mágicas. Quais são?

7) Pratico a caridade.



Desenvolvimento: Cada criança terá um barquinho de papel, que serão feitas por elas mesmas. Haverá um sorteio para definir a ordem dos participantes.O primeiro deverá sortear um número de 1à 4. Vamos supor que ele tirou o número 2, então ele terá que movimentar o barquinho em duas casas. Se caiu em uma afirmação que é negativa, como por exemplo o número 1, então o barquinho vai permanecer no mesmo lugar, pois como diz o trecho no início, a vida é como se fosse um barquinho, se praticamos o amor seguimos adiante, mas se cultivamos o ódio o barquinho segue mais lento ou até afunda.
Se a afirmação for positiva, o barquinho anda 1 casa.






Nenhum comentário: